Seu primeiro Google Sites
Programadores são apaixonados por programação, mas nem todos os profissionais ou entusiastas de T.I. compartilham dessa paixão. Desenvolver um site "do zero" pode ser desafiador, mesmo para aqueles versados em programação. No entanto, a internet oferece uma ampla gama de serviços, plataformas e sistemas, muitos dos quais gratuitos, para iniciar sua jornada na web. Neste tutorial, exploraremos a simplicidade máxima com o CMS() "Google Sites".
Página inicial do Google Sites com um site já publicado.
O que é o Google Sites
O Google Sites, no passado, era uma plataforma para criar sites estáticos com recursos interessantes, mas ao longo do tempo, muitos desses recursos foram removidos pelo Google. Essa versão, conhecida como "Google Sites Classic", não está mais disponível. Infelizmente, apesar de oferecer mais opções de formatação que a versão atual, sua maior limitação era a falta de responsividade e foi eventualmente "abandonada" pelo Google.
Em meados de 2023, o Google desativou completamente o Google Sites Classic, migrando automaticamente os sites criados nele para o Novo Google Sites, que é a versão atualizada do serviço. Este novo Google Sites fornece um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) "minimalista", oferecendo apenas os recursos essenciais para criar um site.
Acredito que a beleza do Google Sites reside exatamente nisso. É uma plataforma pronta onde podemos simplesmente inserir nosso conteúdo e publicar, sem complicações, códigos complexos ou dezenas de botões desnecessários. Aqui, o desafio é simples: seja criativo e adapte-se à plataforma.
Características e recursos
Vamos examinar alguns (ou todos) dos recursos que o Google Sites oferece para a publicação de um site:
- Pertence ao Google, sendo totalmente gratuito e integrado ao Google Drive e ao Google Workspace;
- Quando integrado ao Google Workspace, é possível limitar o acesso ao site dentro e fora da organização;
- Plataforma minimalista com recursos bastante limitados, resultando em um site leve e rápido;
- Prioriza o conteúdo sobre o visual;
- A criação de conteúdo é muito fácil e intuitiva, utilizando blocos que podem ser organizados em colunas e linhas;
- Totalmente "no-code", ou seja, não é necessário conhecimento em programação para utilizá-lo;
- Permite a publicação de slideshows, vídeos do YouTube, agendas, mapas, apresentações e outros recursos da sua conta no Google;
- Permite personalizar o "favicon" do site;
- Disponível em versão totalmente em português;
- Oferece 8GB de espaço iniciais para armazenar seus sites, e você pode ter quantos sites quiser dentro desse espaço;
- Com um pouco de criatividade, é possível colocar um site no ar em questão de horas;
- Possui poucas ferramentas de edição de conteúdo, principalmente para textos;
- O resultado final é totalmente responsivo, independentemente do dispositivo utilizado;
- Oferece suporte para domínio próprio, como "www.meusite.com", porém, com a peculiaridade de exigir que o "www" seja incluído;
- Possui poucos recursos de interatividade;
- É totalmente compatível com SEO, pois é hospedado diretamente no Google.
Foco corporativo
Quando foi integrado ao G Suite, hoje, Google Workspace, claramente, o foco do serviço mudou. Hoje ele é excelente para você publicar conteúdo em uma intranet, onde por exemplo, pode-se disponibilizar documentos para sua equipe ou criar um site para um projeto ou qualquer outra funcionalidade onde a informação é muito mais importante do que o visual.
Clique no "+" para começar.
Claro que o serviço tem outras aplicações. Eu mesmo o uso para colocar rapidamente um "site temporário" de um novo cliente no ar, até que o site final, esteja pronto. Já tive casos de o cliente gostar tanto do site no "Google Sites", que este acabou sendo seu produto final.
Um ponto focal na Web
Qualquer nerd moderno que sobrevive da T.I., tem que estar presente em diversas redes sociais, tem algumas contas de e-mail, telefones de contatos, clientes "case" para demonstrar, habilidades para divulgar, etc. Muita coisa para apresentar para um possível cliente ou quem sabe um futuro patrão...
O problema é, como falar, mostrar e divulgar tudo de forma prática? Claro, com um site.
Na hora que precisar passar um contato para alguém rapidamente, apenas informe o seu site e que todas as formas de contato com você estarão lá. ?
Seu site pode ser o "ponto focal" da sua presença na Web! Invista bastante nele e você não vai se arrepender...
Aqui o Google Sites se "encaixa" perfeitamente: você pode construir rapidamente um site acessível e publicar nele todas as suas informações de contato, currículo e tudo mais sobre sua vida profissional. O site será então, seu "cartão de visitas" para o mundo virtual.
Um business card minimalista: todas as informações estão no site indicado!
Algumas dicas para melhorar o visual
Mesmo não tendo como foco o design, tem algumas formas de melhorar um pouco o visual das páginas. Passo algumas dicas:
Mantenha-se no tema
Para que todas as páginas do seu site tenham a mesma cara, crie inicialmente uma “página modelo” com cabeçalho e rodapé padronizados, e faça cópias dela (Duplicar página) para gerar todas as outras páginas do site, inclusive a página inicial. Assim, você terá um tema padronizado e consistente em todas as páginas.
Cores de fundo
Você pode escolher a cor de fundo de cada linha (bloco horizontal de conteúdo), mas temos apenas 3 opções de cor por tema. Use a opção “Upload” para enviar uma imagem com a cor que você quer.
Por exemplo: você quer que um bloco tenha o fundo verde, mas esta não faz parte do tema que você escolheu. Crie no “MSPaint” ou outro editor qualquer, uma pequena imagem, de no máximo 100x100, com a cor verde que você quer usar no tema e salve-a no computador local. No bloco do site onde você quer aplicar a cor, faça upload da imagem verde salva e “voilá”!
Eu tenho no meu Google drive, uma pasta cheia de blocos monocromáticos de 50x50 pixels que uso para esse fim. Quando preciso de uma nova cor de fundo, crio um bloco com essa cor no Paint, uso e salvo nessa pasta.
Opção de upload de imagens de fundo do bloco.
Integração com Google Drive
Você pode criar documentos em seu Google Drive e integrá-los ao seu site. Isso pode ser usado por exemplo, para criar um “slide show” mais interativo do que o “carrossel de imagens” nativo do Google Sites. Crie uma “Apresentação do Google”, com transições, efeitos, links, etc. e incorpore-a na sua página.
Formulários
A mesma dica anterior vale aqui: se quiser, por exemplo, disponibilizar um formulário de contatos no site, crie-o no Google Drive e incorpore-o onde você quiser no Google Sites.
Menu principal
Cada vez que você cria uma nova página, ela aparece no menu principal. Você pode gerar um menu dropdown arrastando uma página sobre a outra. Você pode também “esconder” páginas da navegação para que elas não apareçam diretamente no menu, o que pode torná-lo mais limpo e organizado. Como essas páginas não aparecem mais no menu, você deve ter o cuidado de criar links para elas, nas outras páginas, quando interessar.
Domínio personalizado
Você pode registrar um nome de domínio na Internet e integrá-lo ao seu Google Site, apontando seu domínio para o endereço do seu Google Site ou integrando os dois, de forma que o domínio passa a pertencer ao site. No Brasil, registros de domínios ".br" podem ser feitos pelo Registro.br e custa algumas dezenas de reais por ano.
Se houver interesse, em um artigo futuro, podemos ver os passos para integrar seu domínio ao seu Google Site.
Conclusão
Apesar de ser minimalista e limitado nas ferramentas, com um pouco de criatividade, dá pra fazer algumas coisas legais em pouco tempo usando o Google Sites, é só ter um pouquinho de vontade de estudar e testar todas as ferramentas que o produto oferece e usar de criatividade para aplicá-las.