GitHub Desktop - GUI para Git
O Git foi uma das coisas mais úteis que já inventaram. Ele tem a solução, não só para quem programa, mas para qualquer um que cria e faz gestão de conteúdo, qualquer conteúdo, desde um currículo profissional até um livro de receitas. Mas o aplicativo tem uma coisa chata: comandos...
O que é Git
Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. O Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux, mas foi adotado por muitos outros projetos.
Fonte: WikipédiaPois é, além de ter que lembrar ou pesquisar constantemente comandos, sintaxes, atributos e valores das diversas linguagens de programação com as quais lidamos o tempo todo, ainda temos que lembrar de mais uma dúzia de comandos para fazer controle de versões. Se lembro o tempo todo dos 3 comandos Git mais usados, já é o máximo!
Sem falar de quando a ferramenta cisma de implicar com a rede ou com nosso repositório no GitHub porque esquecemos de enviar o último “commit” para lá. É o momento crítico do "dev", quando abandonamos o desenvolvimento e a produtividade para resolver problemas de infraestrutura.
Daí vem você, o grande metido a escrevedor de códigos e diz: - que carinha "mimizento”! Isso não é um problema muito grande! Coisa “facinha” de resolver! Que chorão!
DISCORDO! Isso é um atraso de vida sim, é uma merda e muito contra produtivo.
Como já falei antes em algum artigo deste site, sou um "porco capitalista conservador" que usa Windows e colabora com o enriquecimento do Bill Gates. E... Por isso, saí em busca de uma solução, quem sabe um substituto à altura do Git, um concorrente com uma interface mais amigável!
Tentei a GUI (Graphic User Interface) que vem com o próprio Git que é "legalzinha", mas que GUI é essa que me pede para digitar comandos o tempo todo! E que coisa mais feia!
GitHub Desktop
Aí, comecei a testar outras GUI para Git e por indicação dos "Stackoverflowers", o primeiro aplicativo que testei foi o "GitHub Desktop", um aplicativo minimalista, leve, prático e que praticamente “se vira sozinho”. Sério! E, para fazer algumas coisas, não precisa nem ter o Git instalado (apesar de ser o ideal) para ele funcionar, e tudo interagindo com minha conta no GitHub...
Ele resolve 90% das situações que envolvem o Git com agilidade, sempre indicando ou sugerindo o que a gente tem que fazer quando algum evento de atualização monitorado pelo Git acontece.
GitHub Desktop: rápido, prático e minimalista.
Como diz a página inicial do aplicativo:
"Concentre-se no que importa, em vez de brigar com o Git. Seja você um iniciante no Git ou um usuário experiente, o GitHub Desktop simplifica seu fluxo de trabalho de desenvolvimento."
O software é gratuito, open source e tem versões para Windows e macOS.
Porque não tem para Linux? Não sei, será porque é da Microsoft? Nãaaao! Isso é passado... Mas ele é open source, então, se sobrar um tempo, colabora lá para termos uma!
Claro que cheguei a testar outros aplicativos que facilitam a lida com o Git, e existem excelentes opções, com bons recursos, mas acabei ficando com o GitHub Desktop porque ele faz o básico com bastante charme e eficiência.
Além de um ótimo programa, o site é "fofinho"!
Conclusão
Se os comandos do Git já estão gravados nas pontas dos seus dedos, o GitHub Desktop pode ser inútil e sem sentido, mas se você é do tipo que se estressa com a ferramenta, principalmente quando ele reclama do repositório nas nuvens justamente no final do expediente, o GitHub Desktop é para você.
Baixe o programa, instale, consuma alguns minutos se adaptando à interface e às ferramentas que ele oferece e, viva a sua produtividade plenamente.
Em tempo, existem excelentes tutoriais da ferramenta no Youtube, mas indico este curso (quase) completo de GitHub Desktop que vale à pena.