Logotipo do CataBits

CataBits

A máquina movida à bits

Celebridades da TI: Linus Torvalds

Por Ednei Pacheco de Melo em 15/03/2017.

Este artigo é o primeiro de uma série que pretendo publicar, sobre algumas celebridades da T.I. Pessoas importantes e destacadas que ajudaram diretamente a tornar nossas vidas mais modernas e mais fáceis. Ou não!

Linus Torvalds

Linus Torvalds nasceu em Helsinque, na Finlândia, e frequentou a Universidade de Helsinque entre 1988 e 1996, onde obteve um mestrado em Ciência da Computação. Durante seu tempo na universidade, ele foi exposto ao sistema operacional Unix pela primeira vez, utilizando um computador DEC MicroVAX com o sistema operacional ULTRIX. Sua dissertação de mestrado foi intitulada "Linux: um sistema operacional portátil".

Em 1988, Linus foi admitido na Universidade de Helsinque. No mesmo ano, Andy Tanenbaum lançou o sistema operacional MINIX, uma versão didática do Unix projetada para rodar em computadores pessoais (PCs). No final dos anos 1980, Linus começou a se familiarizar com os PCs. Em 1990, ele iniciou seus estudos na linguagem de programação C. Em 1991, Linus comprou um PC com um processador Intel 80386, que lhe permitiu começar a trabalhar no que viria a se tornar o Linux.

Aos 21 anos, com cinco anos de experiência em programação, Linus teve contato com o sistema operacional Unix da universidade (SunOS, agora Solaris) e desejava usar o MINIX em seu novo 80386. No entanto, insatisfeito com as limitações do MINIX, especialmente em relação ao emulador de terminal, ele decidiu desenvolver seu próprio emulador de terminal que rodaria diretamente no hardware do PC, sem depender do MINIX. Esse projeto pessoal evoluiu gradualmente, adquirindo características de um sistema operacional independente, dando início ao desenvolvimento do núcleo Linux.

Tux. Mascote oficial do Linux

Em 1991, Linus lançou o projeto do Linux com uma mensagem famosa na Usenet, anunciando que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e buscar a colaboração de outros programadores. Desde os primeiros dias de liberação do Linux para a comunidade, ele recebeu ajuda de diversos hackers do MINIX e, hoje, conta com contribuições de milhares de programadores de todo o mundo.

Comentários